1 Filme e 1 Livro Sobre... Síndrome de Asperger - E agora?

1 Filme e 1 Livro Sobre... Síndrome de Asperger

março 11, 2019


Resolvi criar uma nova coluna aqui no blog que se chama "1 Filme e 1 Livro Sobre...", sendo o nome auto-explicativo: Em cada post escolherei um assunto e indicarei um filme e um livro que retrate o assunto escolhido. No de hoje, por exemplo, escolhi falar de Síndrome de Asperger. O filme indicado é o Meu Nome é Khan, e o livro é o Passarinha.


O QUE É SÍNDROME DE ASPERGER?
Síndrome de Asperger é um transtorno neurobiológico, um "tipo de autismo" que afeta o comportamendo da pessoa e a forma que ela se comunica e interage com os outros. Os sintomas são variáveis de pessoa a pessoa, sendo o mais comum associado ao desenvolvimento de um comportamento social não habitual.                 Fonte: MédicoResponde

Meu nome é Khan
 O FILME: MEU NOME É KHAN
"Meu Nome É Khan" é um filme indiano dirigido por Karan Johar que estreou em 2010 e tem duração de 2h40min. Seu foco é em Rizwan Khan (interpretado por Shah Rukh Khan), um homem muçulmano que tem síndrome de Asperger. O filme mostra um pouco da sua infância com sua mãe e também sua vida depois, já adulto e morando em São Francisco. Lá, ele se apaixona por Mandira, uma cabeleireira que vive com seu filho Samee. Os dois se casam e vivem muito bem até que acontece os atentados de 11 de Setembro, quando são atacados e começam a sofrer muito preconceito por serem muçulmanos. Khan, então, decide que irá encontrar com o presidente para dizer que ele não é um terrorista. 

Comentários: "Meu Nome é Khan" é um filme extremamente importante que mostra bem como uma pessoa autista lida com o mundo de um modo geral. É interessante quando percebemos que Khan, o protagonista, entende tudo ao pé da letra e que desde sua infância sofre para tentar entender como o mundo funciona, como entender ironias/sarcasmos, dentre diversas outras coisas. E, acima de tudo: Como ele sempre consegue superar suas adversidades em meio a todo caos. Além disso, também mostra muito do preconceito que os muçulmanos sofreram no período seguinte ao ataque das Torres Gêmeas, onde muitas pessoas associaram as crenças iguais a de Khan a prática do terrorismo. Nos mostra de muitas formas diferentes como devemos ser uma boa pessoa e respeitar o próximo, independente das diferenças. Vocês podem assistir o trailer clicando aqui


Passarinha
 O LIVRO: PASSARINHA
"Passarinha" é um livro escrito por Kathryn Erskine e que foi publicado no Brasil com 224 páginas pela editora Valentina. O livro tem foco na Claitin, uma menina de dez anos com Síndrome de Asperger. Desde que seu irmão mais velho (Devon) morreu, ela tenta "captar o sentido". Devon sempre a guiou pelo mundo, a ajudando em tudo. Quando ele se foi, então, foi um baque: Tanto para ela, quanto para seu pai, que chora sem parar. Caitlin quer conseguir ajudar, mas não sabe exatamente como. Após olhar o significado da palavra "desfecho" no dicionário, ela percebe que é isso que ela e seu pai precisam e vai em busca de consegui-lo. E, se antes ela via o mundo bem preto e branco, ela percebe que ele pode ser bem colorido. 

Comentários: "Passarinha" é um livro incrível e com certeza um dos meus preferidos. É narrado pela própria Caitlin, o que deixa a escrita com poucas pausas e vírgulas (como se fosse uma criança mesmo narrando) e que nos faz entender como a menina vê o mundo: Bem preto no branco. Ela não entende ironias ou sarcasmos e tem dificuldades de "ler" feições. Mergulhar na mente de Caitlin é algo extremamente fascinante, nos faz estranhar de início a percepção de mundo que ela tem. A menina não conhece empatia e não consegue entender por que a tratam diferente "só" porque seu irmão morreu ou por que lidamos de uma forma tão dura com a morte. Ela tem questionamentos que realmente nos faz refletir. Enfim, é um livro lindo e com uma narrativa muito interessante que todos deveriam ler. Vocês podem saber mais sobre ou comprar clicando aqui

Esse foi o post de hoje, espero que tenham gostado e dêem uma chance tanto para Meu Nome é Khan, quanto para Passarinha. Tenho certeza que não irão se arrepender. 

Também você também goste:

28 comentários

  1. Não sabia muito sobre essa síndrome, mas só tinha escutado falar do nome da síndrome. Interessante as indicações pra entender mais sobre. Gostei muito da indicação do livro e já vou comprar na Amazon! Já sei que vou me emocionar.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  2. não sabia de nada sobre isso, super interessante!
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não sabia o que era essa síndrome, depois do seu post fiquei bem curiosa para me aprofundar mais no assunto!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Bem informativo o seu post.
    Parabéns!

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que graça esse livro Passarinha, já é lindo pelo nome imagina a história.
    bjo
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia muito sobre, gostei da sua iniciativa nesse post. Seguindo seu blog.

    Visite: www.eumicaeli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei da dica sobre filme de livro da Sindrome de Asperger
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado, querida!

    Achei bem, bem interessante!

    NEW REVIEW POST | JOWAÉ: HYDRATING WATER MIST.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderExcluir
  9. Adorei a proposta do quadro. Adicionaria a série The Good Doctor, que é excelente.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  10. Fiquei curiosa com o filme :)

    https://joanam-freitas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da dica de filme e livro, é um assunto bem delicado.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  12. Amei essa nova coluna! Amo livros e filmes, já anotei as indicações, com certeza vou procurar para ver e ler...
    Parabéns!

    >>Blog da Gio<<

    ResponderExcluir
  13. Oi Iasmin!
    Gostei da ideia da coluna!
    Eu não vi e nem li suas indicações... Tem um livro "O sorriso da hiena" que o detetive tem essa síndrome, é um ótimo thriller!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ai quero muito ler esse livro,já está na minha lista algum tempo.
    Bj.
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    ResponderExcluir
  15. Amei o post, não sou familiarizada com a síndrome e acho muito importante livros e filmes sobre o tema. é bom que ajuda a entender e a perder pré-conceitos sobre.
    beijos
    lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Iasmin! Gostei muito do seu blog. Essa categoria é ótima! Seguindo... :)

    O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
  17. Não conheço nem o livro, nem o filme, mas acho muito importante que se dê a conhecer este síndrome que muitos desconhecem. Óptima partilha. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  18. Oi, Iasmin!
    Adorei a coluna!
    Passarinha eu já ouvi falar, mas do filme não. Anotei as dicas.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  19. Gostei das indicações do livro e do filme, achei interessante vou ver se assisto o filme.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    ResponderExcluir
  20. Oi, Iasmin

    Eu conhecia o livro, mas o filme não. Vou dar uma conferida no trailer. Adorei a coluna! :)

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  21. Acho que temos que nos actualizar, não vimos nenhum.

    Beijinhos :D

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderExcluir
  22. Eu ouvi falar dessa síndrome na faculdade, mas não procurei entender a fundo sobre. Porém com o post me deu vontade de saber mais e então vou assistir o filme e se eu achar o livro vou ler.
    Parabéns pelo post rico e maravilhoso.

    (blog) Marcy Moraes

    ResponderExcluir
  23. Achei bem interessante essa dica de filme e livro sobre a síndrome.
    É uma forma de conhecer e se colocar de quem tem essa doença que por muitas vezes é invisível na sociedade.

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    ResponderExcluir
  24. Oie
    Obrigado pelas dicas. Acho interessante esse tipo de conteúdo que nos ajuda a compreender mais sobre outras pessoas e as suas formas de ver e encarar o mundo.
    A Síndrome de Asperger não é um assunto que eu conheça muito sobre, mas é algo que fiquei curiosa para entender melhor. Anotei aqui o livro "Passarinha" para procurar depois.

    Beijos!!
    ABOBRINHA COM CHOCOLATE

    ResponderExcluir
  25. É bem bacana quando os escritores/diretores abordam esses temas que não são muito comentados na sociedade.
    Não conhecia o filme, mas fiquei a fim de assistir! O livro já ouvi falar, mas ainda não tive a chance de ler. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  26. É um assunto muito importante de ser falar. Gostei também das indicações!

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

    ResponderExcluir
  27. Adorei essa nova tag.
    Não conhecia o livro e nem o filme, mas me parecem bom.

    Abraços e ótima semana
    http://mylife-rapha.blogspot.com

    P.S.:Estou seguindo.

    ResponderExcluir